Ensino Técnico, Engenharia , Eletrotécnica, Mecânica e Administração

Ensino Técnico, Engenharia , Eletrotécnica, Mecânica e Administração
Engenharia e Construção Civil ,Projetos, Obras, Desenho Técnico, Desenho Industrial, Projeto Elétrico, Projeto Elétrico Industrial, Desenho Arquitetônico e Projeto de produção. Autodesk Revit , CAD 2D , CAD 3D e Solidworks, Ferromodelismo, Impressão 3D e Maquetes

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Visita Técnica á Viminas - Equipamentos e Instalações


 Visita Técnica na Viminas 20 / 10 / 2010

Atuando há mais de 30 anos no mercado , Viminas oferece as Melhores Soluções em Beneficiamento e Transformação de Vidros.

Com equipamentos de última Geração e Pessoal qualificado , procurando sempre superar as  expectativas dos Clientes, fornecedores, acionistas e colaboradores a Viminas segue inovando.

A Viminas trabalha com Vidros, e como é  formado o Vidro?

Componentes do Vidro

:: Silício: Matéria prima Básica vitrificante (Areia).
:: Soda: abaixa o Ponto de Fusão do silício.
:: Cálcio: Dá Estabilidade ao Vidro contra Agentes atmosféricos.
:: Magnésio: Transmite ao Vidro Resistência para suportar Mudanças de temperatura.
:: Alumina: Resistência Mecânica.
:: Cloreto de Sódio: Nitrato de Sódio e Óxido Arsênico servem como afinantes
:: Óxido de Cobalto (azul), Óxido de Ferro (verde), Óxido de Selênio (cinza)
:: Sucata de Vidro: usado de 20 a 40%, auxilia na Fusão.


Conhecendo a Empresa




























































































































































































Do Ponto de Entrega, as chapas de Vidros Planos, são tranportados  numa Esteira móvel acoplada aos Equipamentos  até a maquina de corte  o  Bottero;

Esteira móvel com ventosas para retirar chapa de vidro do estoque de chegada


As chapas de vidro são conduzidas para recortes e acabamentos ou tratamentos como laminação ou têmpera.

Bottero

Com alta velocidade de corte, a Linha EVO Bottero Agrega uma Tecnologia "Plug and Play", De fácil utilização.

Permite Realizar, Futuros "upgrades", ou seja, o beneficiador consegue Realizar mais funções com o equipamento trocando o cabeçote Por outro Simplesmente.

Por Exemplo, se a  empresa decida futuramente produzir vidros insulados, a Máquina Permite acoplar Rebolo Removedor da camada Metálica dos Vidros permitindo o trabalho com os vidros insulados, e é de suma importância frisar que a comercialização e o processo de modernização dos equipamentos da empresa tem feito da Viminas uma das mais importantes empresas de beneficiamento de vidros  do Brasil e do Mundo.



A Chiara MTP 8 tem um Processador de ponta. È uma máquina automática, de comando Numérico com capacidade de trituração de Moagem de polimento Brilhante, nos 4 Lados do vidro, simultaneamente.

A Chiara MTP 8 estabelece configurações para os  Tamanhos: 2000 X 3000 mm, 2500 X 4300 mm e 3300 X 6000 mm as chapas de vidro já recortadas.

A Chiara MTP 2000 8, 2500 MTP 8 e 3300 MTP 8 São capazes de processar a Folha de Vidro com os seguintes Perfis:

Liso
Plano
Polido

O Controle de CNC ( corte de bordas ) permite que, a máquina trabalhe sobre a borda do Vidro até com 45 Graus de um lado.
A Máquina pode processar diferentes Tamanhos e até pedaços aleatórios, sem que as espessuras de Vidro dificulte o ajuste das espessuras.
O Controle computadorizado CNC constantemente Gerencia uma compensação de desgaste das rodas, eliminação de partículas de Vidro, e ajuste da espessura do Vidro nas  rodas e diferentes  velocidades de trabalho na linha de produção.
O layout Exige Chiara apenas 50% da área comparáveis ao tradicional Duplo afiação Line e permite Serviços facilmente Conectado Outros Equipamentos como a linha de perfuração e as maquinas de lavar os vidros.

Todos os Modelos Chiara são totalmente compatíveis com todos os Tipos de Vidro, porque não há Contato com Superfície de topo com as partes do equipamento.


A Francesca FC 32M, e utilizada para furar, escarear, realizar operações de fresagem, tornando a Viminas uma empresa líder de mercado.


Os multi fusos das cabeças de perfuração são o núcleo de todo o equipamento Francesca, e esse sistema é altamente articulado com componentes de alta qualidade e capacidade e que permite que o software seja adaptado de acordo com as necessidades exigidas.


Controle de qualidade, aplicação de etiquetas de identificação de lotes.


Funcionário aplicando a logomarca na placa de vidro recortada, polida,com as bordas engastadas ( lapidadas ) de acordo com a especificação do cliente.



FSE 240/420

DADOS TÉCNICOS:
· Estrutura Metálica e modular;
· Isolamento de Fibras cer. de Alta Densidade;
· Célula de Aquecimento Por varias Zonas;
· Baixo Consumo Energético;
· Ventiladores com inversores de Freqüência;
· Manutenção Fácil e Simplificada;
· Monitoramento Simplificado Fácil e;
· Software Integrado Parágrafo Demanda e Consumo;
· Sistema de Emergência Por Baterias;
· Tecnologia 100% Nacional;
· Tempera de Vidros de 4-19mm (3 mm opcional);




Características :  vidros temperados

Os vidros temperados são transformados com o aquecimento até o material se tornar incandescente á 700 graus, resfriado uniformemente criando reagrupamento de moléculas e alterando as características em até 5 vezes o aumento da resistência a choques e compressão.

Os Vidros Laminados Vipel atendem as mais rígidas normas de segurança. São constituídos por duas ou mais peças de vidro intercaladas por um material que pode ser Polivinil Butiral (PVB) ou resina.

Todos os dois possuem alta resistência, múltipla elasticidade e grande aderência. Desta forma em caso de quebra, os cacos ficam presos ao material utilizado para unir as lâminas, reduzindo assim o risco de acidentes e atravessamento de objetos.

A laminação com PVB é feita inicialmente com aquecimento e prensagem, finalizada com processo de pressurização e temperatura em autoclave, podendo ser produzida com diferentes tipos de vidros.

A laminação com resina é feita inicialmente com a aplicação de fita dupla face nas bordas de uma peça, com sobreposição de outra peça de vidro e preenchimento do intervalo entre peças com resina líquida e selagem das bordas. A peça estará pronta após processo natural de cura.



O vidro de segurança laminado é composto por duas ou mais lâminas de vidro, intercaladas com uma ou mais películas de Polivinil Butiral (PVB) - material plástico de alta resistência, múltipla elasticidade e grande aderência.

A laminação é feita a quente, através de processo industrial em autoclave, e pode ser produzida com diferentes tipos de vidros. O vidro laminado Glassec é produzido em conformidade com a norma ABNT NBR 14697.


Segurança
Em caso de quebra, mantém o vão fechado, pois retêm os fragmentos aderidos ao PVB, reduzindo o risco de lesões corporais ou danos materiais. Permite grande variedade de opções e possibilita atender a diversos níveis de proteção, como roubos e arrombamentos, ataques balísticos e explosões de bombas.

Conforto acústico
A aplicação de PVB acústico ao vidro laminado garante excelente barreira sonora.
Perfeito para ambientes em que concentração e repouso são exigidos!

Conforto térmicoO vidro laminado filtra aproximadamente 99,5% dos raios UV, evita o desbotamento e o envelhecimento precoce de móveis e objetos. Quando agregado ao vidro refletivo ou vidro low-e, se obtém excelentes níveis de controle térmico




O uso de EPI’S especiais permitem que o vidro laminado fique isento de partículas e poeira e outras impurezas mantendo a excelente qualidade e transparência dos produtos  Viminas.


O método mais usual e tecnicamente mais importante, necessita do uso de uma lâmina plástica intercalada (em geral PVB). A propriedade do PVB essencialmente mais útil é que, sob calor e pressão, se converte de material translúcido em um adesivo muito forte e claro.
Sete estágios básicos fazem parte do processo usual:
- corte automático
- lavagem
- acomodação
- pré-aquecimento
- passagem por autoclave
- teste
- acabamento

Resfriamento

É o crítico terceiro processo. Resfria-se por igual o vidro sob condições muito controladas, de 600°C a 100°C. O termo Têmpera propriamente dito refere-se a um processo de aquecimento e resfriamento graduais. Na indústria do vidro, o termo é usualmente aplicado ao processo final de resfriamento controlado, praticado em um lehr, assegurando certas propriedades essenciais ao vidro como, por exemplo, sua propriedade de ser cortado reto.

Agradecemos ao Gerente Comercial da Viminas Sr. Juca, pela receptividade, e oportunidade onde pudemos  conhecer uma das indústrias de beneficiamento de vidros mais importantes do país e que é 100 % Capixaba.