Ensino Técnico, Engenharia , Eletrotécnica, Mecânica e Administração

Ensino Técnico, Engenharia , Eletrotécnica, Mecânica e Administração
Engenharia e Construção Civil ,Projetos, Obras, Desenho Técnico, Desenho Industrial, Projeto Elétrico, Projeto Elétrico Industrial, Desenho Arquitetônico e Projeto de produção. Autodesk Revit , CAD 2D , CAD 3D e Solidworks, Ferromodelismo, Impressão 3D e Maquetes

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

A relação entre a estrutura e a drenagem do solo

A estrutura do solo exerce forte influência sobre a drenagem do mesmo. Esse artigo pretende explicar a relação que a estrutura tem com a drenagem interna do solo.

As partículas do solo (areia, silte e argila) se agregam formando o que se chamada de estrutura do solo. Geralmente, os poros grandes do solo estão entre os agregados enquanto os pequenos situam-se dentro dos agregados, ou seja, dentro da massa coesa que surge da associação de grãos de areia, silte e argila (estrutura).

Os tipos de solos são caracterizados, entre outras coisas, por seu tipo de estrutura (Figura 1).

Eles podem ser do tipo granular, prismático, maciça (em inglês massive), grãos simples, blocos e lâminas (em inglês platy).


Figura 1. Os vários tipos de estrutura que os solos podem apresentar influenciam diferentemente o fluxo de água dentro dos mesmos.

Como exposto, os poros entre agregados são os poros grandes que permitem rápida drenagem (alta percolação) de água no perfil. Assim, solos que apresentam a estrutura do tipo granular e em grãos simples, geralmente, por possuírem grande quantidade de poros (Figura 1), possuem drenagem classificada entre alta a excessiva. 


A agua percola entre os "vazios " do solo


Em outras palavras, grande quantidade de água consegue passar por entre os agregados devido à alta macroporosidade. Solos como os Neossolos Quartzarênicos (estrutura de grãos simples), Latossolos de textura média e Latossolos de textura argilosa (estrutura granular a microgranular) apresentam estes tipos de estrutura que permite drenagem muito boa (alta).
De maneira oposta, solos com estruturas do tipo maciça e laminar apresentam baixo espaço poroso entre agregados. Desse modo, tais solos geralmente apresentam problemas de excesso de água devido à drenagem ser muito baixa, ou seja, lenta (em inglês slow). Os gleissolos se encaixam do tipo de solo que apresenta estrutura maciça.


Já solos compactados apresentam, em superfície, a estrutura laminar, o que provoca a formação de poças na sua superfície, devido ao intenso tráfico de veículos, pessoas e/ou animais. Os solos de estradas rurais geralmente apresentam este tipo de estrutura na superfície.


De modo intermediário, solo com estrutura prismática ou em blocos apresentam drenagem moderada (do inglês moderate) pois apresentam poros em uma situação intermediária entre os solos bem drenados e os mal drenados acima expostos. Cabe mencionar aqui que se os solos apresentarem estrutura prismática grande a muito grande, eles tenderão a serem solos mais mal drenados do que bem drenados.



Drenagem ( Praia de Camburi )


Diante do exposto, fica evidente que conhecendo a estrutura do solo, podem-se tirar algumas conclusões de como a água se comporta dentro do perfil do solo o que tem importantes implicações para o manejo seja ambiental, por exemplo, visando a proteção do solo e da água, ou mesmo na construção civil para que sejam feitos os estudos dos tipos de fundações mais adequadas para cada construção.

Fonte: Brady & Weill (2002)

Nenhum comentário:

Postar um comentário