Ensino Técnico, Engenharia , Eletrotécnica, Mecânica e Administração

Ensino Técnico, Engenharia , Eletrotécnica, Mecânica e Administração
Engenharia e Construção Civil ,Projetos, Obras, Desenho Técnico, Desenho Industrial, Projeto Elétrico, Projeto Elétrico Industrial, Desenho Arquitetônico e Projeto de produção. Autodesk Revit , CAD 2D , CAD 3D e Solidworks, Ferromodelismo, Impressão 3D e Maquetes

terça-feira, 12 de abril de 2016

AS CORES DOS CAPACETES NA CONSTRUÇÃO CIVIL


O mais famoso entre todos os E.P.I. é o capacete. Fundamentalmente um equipamento destinado a proteger a cabeça de impactos externos o capacete passou a ser referência hierárquica dentro do canteiro de obras, sendo essa organização feita através das cores deste equipamento. Curiosamente este fato apesar de muito popular não é normatizado, ficando a cargo das empresas a definição das cores dos capacetes em função das atribuições profissionais exercidas no canteiro de obras.

O material do qual são fabricados os capacetes é o polietileno de alta densidade, o equipamento deve obedecer a duas normatizações a NR-06 e NBR 8221 para que seja conferido ao mesmo o certificado de aprovação (C.A.) do E.P.I.

As cores dos capacetes facilitam e muito o reconhecimento de cada nível profissional, seja a distância, para fiscalização do exercício profissional, para administração dos recursos humanos na obra ou controle das frentes de trabalho. 

Um método benéfico ao canteiro de obras é a adoção de cores junto ao setor de segurança de trabalho e ampla divulgação entre os funcionários. Sabemos que para cada atividade profissional existem riscos específicos e diferentes necessidades de proteção pelo uso de E.P.I. - post sobre E.P. I. a identificação dos profissionais através das cores poderia por exemplo ajudar ao técnico de segurança do trabalho a identificar algum trabalhador exercendo alguma atividade inadequada ou local aonde seu E.P.I. não o proteja, como por exemplo um ajudante de pedreiro utilizando botas com biqueira de ferro e solado de borracha na central de fôrmas aonde seria necessário o uso de palmilha de aço ou um pedreiro utilizando luvas de raspa próximo a fios elétricos desprotegidos.




  • Cinza = Engenheiros, Arquitetos, Estagiários e Mestres de Obras.
  • Verde Escuro = Profissional de Segurança e Meio Ambiente;
  • Azul = Encarregados e líderes de equipes;
  • Vermelho = Profissionais especializados em trabalhos em altura;
  • Laranja = Carpinteiro;
  • Verde Claro= Pedreiros;
  • Marrom = Operadores de oficinas;
  • Amarelo = Ajudantes e serventes;
  • Preto = Segurança Patrimonial;
  • Azul = Visitantes;
  • Branco = SESMIT e visitantes.


E como já foi dito, estas cores não são normas e sofrem as mais diversas variações, certos padrões de cores são mais utilizados que outros em função da repetição ao longo dos anos e do boca-a-boca entre funcionários. 
O mais importante no entanto é que todos no canteiro saibam e respeitem o padrão adotado na obra e utilizem não apenas o capacete, mas sim todos os E.P.I. necessários a cada função.