Ensino Técnico, Engenharia , Eletrotécnica, Mecânica e Administração

Ensino Técnico, Engenharia , Eletrotécnica, Mecânica e Administração
Engenharia e Construção Civil ,Projetos, Obras, Desenho Técnico, Desenho Industrial, Projeto Elétrico, Projeto Elétrico Industrial, Desenho Arquitetônico e Projeto de produção. Autodesk Revit , CAD 2D , CAD 3D e Solidworks, Ferromodelismo, Impressão 3D e Maquetes

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Alguns Tipos de Concreto

Alguns Tipos de concreto
     Existem muitas maneiras de se fazer concreto que resultam em diferentes comportamentos no estado fresco e diferentes propriedades no estado endurecido. O concreto de uso mais comum, denominado de Concreto convencional, é um material de plasticidade normal no estado fresco (abatimento entre 50 e 70 mm) e resistência à compressão aos 28 dias em torno de 32 MPa (fck de 20 MPa e desvio-padrão da produção por volta de 7 MPa). Esse concreto é utilizado para moldagem de pilares, vigas, lajes e blocos de fundações de obras correntes. Seu adensamento é feito utilizando-se de mangote vibrador movido por motor elétrico. É o tipo de concreto que pode ser fabricado na própria obra apesar de, na maioria das vezes, ser mais econômico comprar o concreto pré-misturado. São inúmeras as possibilidades, mas os outros tipos de concreto mais comuns são:

a) Concreto de abatimento zero (seco ou farofa)
     Esse concreto é utilizado quando o método de construção de uma peça estrutural recomenda a utilização de um concreto seco. Por exemplo, a concretagem de estacas tipo broca com adensamento através de pilão (aumenta o atrito entre o concreto e o solo elevando a capacidade de carga da estaca), pisos adensados por compactação (facilita a execução de rebaixos e economiza cimento), fabricação de blocos de concreto.

b) Concreto de auto-adensável
     É um concreto muito plástico (mole) que ajusta-se ao molde por seu próprio peso e elimina automaticamente as grandes bolhas de ar (Φ> 1 mm) que se formam durante a mistura dos materiais. Para se fazer esse tipo de concreto é necessário um estudo de dosagem sofisticado devido aos altos teores de superplastificante necessários para sua produção sem que haja comprometimento de sua resistência e das outras propriedades. Seu uso justifica-se em obras cujas fôrmas são muito complexas e a armadura muito densa dificultando a penetração e o adensamento do concreto convencional.


c) Concreto de alto desempenho
     É um concreto que possui maior resistência mecânica e é mais durável que o concreto convencional. Pode ser considerado de alto desempenho concretos com resistência à compressão maiores que 40 MPa desde que a proporção entre os materiais e os cuidados na sua fabricação também impliquem em maior estabilidade dimensional, baixa permeabilidade e reduzida formação de fissuras. É utilizado em obras que devem durar muito tempo como, por exemplo, uma ponte sobre o mar.

d) Concreto bombeável
     É um concreto cuja plasticidade sob pressão permite mobilidade suficiente para ser transportado através de tubos de aço utilizando-se da energia mecânica proporcionada por equipamento especializado em bombeamento de concreto. É o tipo de concreto mais fabricado pelas empresas especializadas em concreto pré-misturado. O equipamento de bombeamento lança o concreto do caminhão betoneira até o local da concretagem em uma velocidade muito grande, o que se traduz em elevada produtividade na obra.



Definição Concreto: 


É usado nas estruturas dos edifícios. Diferencia-se do concreto devido ao fato de receber uma armadura metálica responsável por resistir aos esforços de tração, enquanto que o concreto em si resiste à compressão.
Quando armado com ferragens passivas, (é quando o concreto comum é adicionado de vigas de aço) recebe o nome de concreto armado, e quando for armado com ferragens ativas recebe o nome de concreto protendido.