Já vimos muitos acidentes acontecerem na área da construção civil, a maioria deles é por imprudência do trabalhador que não usa os equipamentos adequados para a sua proteção, e como o ramo da construção civil esta crescendo consideravelmente no Brasil passa a ser também onde ocorre o maior numero de acidentes de trabalho. Por mais que as pessoas não queiram admitir a qualidade é sinônimo de segurança e se tornou fator principal na hora de construir. O barato deixou de ser o principal atrativo na construção civil, pois temos vários exemplos de apartamentos novos que estão ruindo ou que caíram por usarem material de segunda linha para economizar, dessa forma o barato sai caro e pode até custar vidas.
A UNESCO constatou que entre 13.000 profissões registradas em diversos países, os operários da construção civil estão entre as doze classes mais sujeitas a acidentes de trabalho. As empresas devem se reunir e procurar minimizar os riscos que podem causar acidentes de trabalho com seus funcionários, afinal tanta tecnologia não é suficiente para que os funcionários não sofram acidentes. As casas modernas são projetadas de forma mais eficiente possível com material de primeira linha auxiliando os funcionários e facilitando o seu trabalho na hora da construção, é lógico que acidentes acontecem, mas não por falta de informação, a imprudência de alguns é que faz com que esse tipo de acidente aconteça.
Quando um projeto é colocado em pratica seja ele de uma casa ou um condomínio fechado os engenheiros fazem a parte de segurança ser o principal item a ser estudado, só para depois começar a obra, pois um acidente acaba trazendo muitos prejuízos e ocasiona baixa na produção, investimentos perdidos em treinamentos e outros custos. Pela importância do assunto o ministério do trabalho esta tomando medidas preventivas com propagandas para evitar os acidentes e as perdas ocasionadas por ele.
No Brasil a construção civil esta em ritmo de crescimento, as obras, sejam elas, de reforma ou novas fazem parte da estatística de crescimento e dessa forma os empregos também acabam crescendo e quem ganha com essa história é o país, pois renda gera renda, quanto mais pessoas empregadas maiores são os gastos e melhor as pessoas vivem e o comércio cresce fazendo a cidade se desenvolver. Até para revestir a casa é preciso tomar cuidados para ter segurança e evitar acidentes, pois uma falha pode cortar a fiação elétrica ou até alguma tubulação, se o trabalhador estiver devidamente prevenido nada pode lhe acontecer, mas se estiver sem segurança o acidente de trabalho pode ser fatal. A segurança na construção civil é primordial para que as obras sejam consideradas seguras e de primeira linha, tanto no material utilizado quanto na mão de obra humana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário