Ensino Técnico, Engenharia , Eletrotécnica, Mecânica e Administração

Ensino Técnico, Engenharia , Eletrotécnica, Mecânica e Administração
Engenharia e Construção Civil ,Projetos, Obras, Desenho Técnico, Desenho Industrial, Projeto Elétrico, Projeto Elétrico Industrial, Desenho Arquitetônico e Projeto de produção. Autodesk Revit , CAD 2D , CAD 3D e Solidworks, Ferromodelismo, Impressão 3D e Maquetes

quinta-feira, 4 de abril de 2019

Quais as principais vantagens e desvantagens do CAA?

É quase um consenso que as vantagens do concreto autoadensável se sobrepõem às suas eventuais desvantagens.
Do ponto de vista técnico, é considerado viável pelo fato de poder ser utilizado nas edificações de concreto armado pelos mesmos veículos de transporte e formas, lançando mão das mesmas técnicas de cura (técnicas para evitar a evaporação), bombeamento etc.
Quando se fala em versatilidade, é considerado quase imbatível, e, segundo a professora e pesquisadora do departamento de engenharia civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Denise Dal Molin, “a tendência é que o autoadensável tenha o seu uso ampliado, principalmente por tornar as obras mais sustentáveis, reduzindo o desperdício de materiais e oferecendo mais segurança ao canteiro de obras.”
Portanto, de modo mais específico, as principais vantagens e desvantagens desse novo tipo de concreto são:

Vantagens

Evita a poluição sonora já que dispensa o uso de vibradores de imersão e demais equipamentos para o nivelamento do concreto sobre a superfície. O consumo de energia elétrica é reduzido graças à rapidez com que o trabalho é executado;
Diminui o número de acidentes de trabalho por requerer menos esforço na hora do lançamento e no trabalho de acabamento da superfície. Sem contar o fato de que sempre será menor o número de funcionários em posições arriscadas durante a execução;
Reduz os custos com a mão de obra, pois, de um modo geral, exige até 3 vezes menos operários para a execução do serviço. Isso porque requer menos esforço durante o bombeamento e o acabamento, além de ser facilmente lançado a grandes distâncias, o que dispensa o deslocamento de pessoal.

Desvantagens


O desconhecimento sobre a técnica na produção desse tipo de concreto, ainda é o principal 
empecilho para a sua popularização.
Apesar de serem muitas as vantagens do concreto autoadensável, principalmente do ponto de vista técnico, ou seja, do resultado final da operação, algumas desvantagens ainda resultam num entrave, que o torna pouco difundido no Brasil.
Entre as principais, estão:
Custo mais alto: É inegável o fato de que o m³ desse tipo de concreto ainda é mais caro do que o do concreto tradicional, muito em função da necessidade de introdução de aditivos não exigidos pelos convencionais, devido aos próprios custos de produção e da necessidade de pessoal bem mais especializado;
Desconhecimento da técnica e necessidade de materiais de melhor qualidade, desde os agregados aos aditivos químicos;
Dificuldades práticas: Nesse caso, falamos das exigências específicas de um concreto que se caracteriza por ser extremamente fluido e sensível, requerendo, por isso, cuidados e conhecimento técnico para a sua aplicação em superfícies inclinadas ou desniveladas.
Todavia, a opinião geral é que o concreto autoadensável será o “concreto convencional” do futuro, e que os custos não devem ser o fator preponderante para a sua rejeição, já que ele oferece inúmeras vantagens (relembrando: sustentabilidade, melhor acabamento, menos esforço dos funcionários, entre outros fatores que precisam ser levados em consideração).

A redução da mão de obra é o fator mais importante para a escolha do CAA?

Também é importante ter em mente que apenas a redução da mão de obra não justifica a preferência pelo autoadensável, pois no Brasil, que começou a olhar com mais interesse para esse tipo de concretagem somente em 2004, o custo da mão de obra é considerado baixo.
Outros aspectos, então, devem ser observados para que haja um incremento dessa técnica nos canteiros de obras em todo o país.
Os principais são:
Dispensa o uso de vibradores de imersão (ou similares), o que representa uma despesa a menos;
Economia com reparos do acabamento. O concreto autoadensável caracteriza-se por permitir um acabamento infinitamente superior ao concreto convencional. Ele praticamente elimina a dor de cabeça com a formação de ninhos no concreto endurecido, bolhas em sua superfície, fissuras, entre outros inconvenientes comuns nesse tipo de operação;
Redução da quantidade de concreto, que é uma necessidade das construções com alta taxa de armadura, cujos espaços de concretagem precisam ser ampliados para permitir a acomodação do material. A fluidez do concreto auto-adensável dispensa a ampliação desses espaços, e, como resultado, a quantidade necessária de concreto é sempre menor;
Permite a ampliação das horas de trabalho por um motivo muito simples: o barulho produzido com a utilização desse tipo de concreto é infinitamente menor. E, certamente, será possível trabalhar, até mesmo, nas madrugadas das grandes cidades;
Normalmente, por ter materiais de maior qualidade e maior controle em sua produção, o concreto auto adensável consegue oferecer mais qualidade a estrutura de concreto, como maior resistência e durabilidade.

image6




Apesar de exigir 3 vezes menos pessoal para a sua aplicação, outros fatores como menos poluição sonora durante os trabalhos e economia de equipamentos devem ser levados em conta.

Agora gostaríamos que você deixasse o seu comentário sobre este artigo. Além disso, não deixe de continuar acompanhando as nossas publicações sobre o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário