Ensino Técnico, Engenharia , Eletrotécnica, Mecânica e Administração

Ensino Técnico, Engenharia , Eletrotécnica, Mecânica e Administração
Engenharia e Construção Civil ,Projetos, Obras, Desenho Técnico, Desenho Industrial, Projeto Elétrico, Projeto Elétrico Industrial, Desenho Arquitetônico e Projeto de produção. Autodesk Revit , CAD 2D , CAD 3D e Solidworks, Ferromodelismo, Impressão 3D e Maquetes

quinta-feira, 30 de maio de 2019

Taxa de armadura máxima e mínima em vigas segundo a NBR 6118

A NBR 6118 de 2014 define prescrições a serem obedecidas durante as etapas de dimensionamento e detalhamentos de vigas, com o intuito de considerar diversos fatores que possuem influência direta nestas etapas de projeto e execução. 
Para auxiliar o projetista na elaboração de seus projetos, criamos uma série de artigos listados abaixo:

Disposição das armaduras longitudinais

Armadura mínima é inserida para evitar rupturas frágeis e absorver pequenos esforços não considerados no cálculo. Já a armadura máxima decorre da necessidade de assegurar condições de ductilidade  e respeitar o campo de validade dos ensaios que deram origem às prescrições de funcionamento do concreto armado. 

Armadura mínima de tração

Conforme descrito no item 17.3.5 da NBR 6118, a armadura mínima de tração deve ser determinada considerando um momento fletor mínimo dado pela expressão a seguir:


Sendo:
  • fctk,sup - resistência característica superior do concreto à tração;

Wo - módulo de resistência da seção transversal bruta de concreto, relativo à fibra mais tracionada;

  • Ic = momento de inércia da seção bruta;
  • yt = distância da linha neutra até a fibra mais tracionada da seção.
A taxa de armadura, ou seja, área de aço dividida pela área de concreto, nunca sendo inferior a 0,15%. 
A imagem abaixo refere-se a tabela 17.3 da norma, a qual apresenta taxas mínimas de armadura de flexão para vigas que, se respeitadas, considera-se atendido o dimensionamento por Md,min.



Armadura máxima

A soma das armaduras de tração e de compressão (As + As’) não pode ter valor maior que 4 % da área da seção transversal bruta de concreto Ac, calculada na região fora da zona de emendas.


O valor da taxa de armadura máxima pode ser configurado no Eberick acessando a aba  Estrutura - Projeto - Configurações - Dimensionamento - Vigas:


Apesar de o valor normativo indicar um máximo de 4%, é importante prever eventuais regiões de traspasse. Nestas regiões, haverá um acréscimo na área de aço da seção transversal por conta do traspasse, sendo possível que a área de aço ultrapasse os 4% previstos em norma. Neste caso, pode ser interessante utilizar um valor menor, como 2% por exemplo. Fazendo isto, garante-se que, em nenhum ponto da viga, a taxa de aço ultrapassará os 4%.

Armadura de Aço Positiva e Negativa

Na engenharia de estruturas há um esforço conhecido por Momento Fletor que pode ser “positivo” ou “negativo” e são as armações que tem a função de combater esses esforços, por isso, são chamadas de “armadura positiva” e “armadura negativa”.


Na armação de lajes e vigas sempre ouvimos os termos “armação positiva” e “armação negativa” e, como regra, a positiva fica embaixo e a negativa fica na parte de cima respectivamente.
Os termos utilizados estão tecnicamente corretos e as posições de cada armação também, mas poucas pessoas de obra sabem o porquê desses termos.
Macete 01: Evite falar os termos “ferro positivo” e “ferro negativo” porque as barras que utilizamos nas armações são de Aço, ou melhor, uma liga de aço que contém Ferro. 
Na engenharia de estruturas há um esforço conhecido por Momento Fletor que pode ser “positivo” ou “negativo” e são as armações que tem a função de combater esses esforços, por isso, são chamadas de “armadura positiva” e “armadura negativa”.
Quem trabalha em obra percebe que a armadura negativa não é em toda a extensão da laje, isso se deve porque ela está localizada exatamente na região que possui “momentos negativos”. Geralmente essas regiões são sobre as vigas, na passagem de uma laje para outra (exemplo: da laje L1 para a L2) e/ou nos bordos.


Conclusão
Em resumo: Armação positiva responde aos momentos fletores positivos.
Armação negativa tem a função de responder os momentos fletores negativos.

Normas Técnicas de Referência

NBR 6118:2014, versão corrigida 2014 – Projeto de estruturas de concreto – Procedimento
NBR 14931:2004 – Execução de estruturas de concreto – Procedimento