A mistura de concreto de boa qualidade começa com a qualidade dos materiais, os designs de baixo custo são na verdade um subproduto da seleção do material de melhor qualidade e boas práticas de construção.
As coisas para lembrar durante os designs de mistura de concreto e os testes de concreto.
ACI e outras normas só servem como um guia, designs iniciais devem ser confirmados por testes de laboratório e testes na instalação, os ajustes no design devem ser feitos durante os testes de mistura de concreto. O design inicial “em papel” nunca é o design final.
- Sempre realizar testes de mistura de concreto usando os materiais para uso real.
- Execute 2 ou 3 variações de design para cada objetivo de design.
- Considere sempre o fator segurança, (1.125, 1.2, 1.25, 1.3 X a resistência desejada)
- Antes de prosseguir com os testes na instalação, confirme sempre que a fonte dos materiais é a mesma utilizada nos testes laboratoriais.
- Verifique a calibração da instalação de mistura.
- Faça testes completos de concreto fresco na instalação de mistura, especialmente o teor de ar e o rendimento, que é muito importante em instalações de mistura comerciais.
- Procedimentos corretos de controle de qualidade na instalação evitarão futuros problemas com sua mistura de concreto.
- Siga as recomendações de mistura de seu fornecedor
- Verifique e verifique novamente o desenvolvimento da resistência, o estágio mais crítico é a resistência entre 3 e 7 dias.
Nota importante:
Conhecimento técnico é uma vantagem para a equipe da instalação de mistura, mesmo se você tem bom design de concreto. Mas se procedimentos incomuns ou errados forem feitos, eles podem resultar em falhas.
O site engineeringcivil.com é muito grato a Tumi J. Mbaiwa enviar estes 10 pontos que são úteis a todo engenheiro civil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário