Antes de dar início à recuperação de estruturas de concreto, é essencial fazer a análise da patologia apresentada (por exemplo, verificar a presença de fissuras, infiltrações e oxidações e delimitar a área para recuperação, remover o concreto desagregado e aplicar produtos químicos e inibidores de corrosão para a execução do trabalho). Também é necessário ter conhecimento dos dados das estruturas fundamentais do edifício, uma vez que elas são responsáveis por sua sustentação, por isso, é preciso ter cautela em qualquer reforma ou recuperação.
A Recuperação de Estruturas de Concreto consiste na recuperação estrutural em áreas que apresentam manifestações de desgates. Sua finalidade é restabelecer as condições de uso e prolongar a vida útil dessa estrutura.
As Estruturas de concreto se desgastam ao longo do tempo, devido a fatores como: ações do clima, desgaste pelo uso, ou, falha na execução ou no projeto. O concreto estrutural é, na maioria das situações, o elemento presente em maior volume nas grandes estruturas, portanto, a recuperação do concreto deve ser realizada para que a estrutura de concreto volte a estar em perfeitas condições, garantindo a segurança dos usuários e aumentando a sua vida útil.
Para se recuperar estruturas de concreto é necessário: Diagnosticar o problema, Definir as técnicas de reparo e reforço, Preparar a área para recuperação, Aplicar as técnicas de recuperação de concreto mais adequadas. Abaixo segue o passo a passo.
Escarificação preliminar das superfícies com objetivo de garantir boas condições de aderência entre a peça existente e o reparo, retirando-se todo o material deteriorado e desagregado.
Escarificação será realizada com ponteiras de aço.
Limpeza
Limpeza do substrato, remoção de resíduos tais como: ferrugens, graxas, carbonatos, de forma a preparar o substrato para a recepção do material do reparo.
Tratamento Armaduras ou Substituição
Se necessário, tratamento das armaduras com lixamento de escova de aço; Substituição da armadura em casos extremos de 20% da perda da seção por corrosão, será feita a complementação da mesma em novas barras de aço; Aplicação de neutralizadores, inibidores de corrosão em toda armadura.
Nas áreas onde eventualmente a ferragem apresentar um excessivo processo de corrosão com diminuição de sua seção será colocada nova ferragem transpassando a ferragem deteriorada em 60 vezes seu diâmetro, conforme normas da ABNT.
Aplicação de Argamassa Polimérica - Grout
Em cavidades maiores de 10 centímetros será utilizado grout, de alta resistência inicial e final, constituída de cimento, areia de quartzo de granulometria controlada e aditivos especiais.
Evita o aparecimento de fissuras, deslocamento, etc. Isento de cloretos em sua composição, não provoca corrosão das armaduras. Isento de limalha de ferro, evita as manchas ou desagregação provocada pela oxidação.
De consistência fluída, não exsuda, com ótima trabalhabilidade e características autonivelantes, permitindo excelente fluidez para grauteamentos de difícil acesso.
Tem ótima aderência sobre concreto, aço, base de equipamentos, etc. Atinge um mínimo de 20 Mpa de resistência à compressão em 24 horas, permitindo rápida liberação para utilização da área.