Ensino Técnico, Engenharia , Eletrotécnica, Mecânica e Administração

Ensino Técnico, Engenharia , Eletrotécnica, Mecânica e Administração
Engenharia e Construção Civil ,Projetos, Obras, Desenho Técnico, Desenho Industrial, Projeto Elétrico, Projeto Elétrico Industrial, Desenho Arquitetônico e Projeto de produção. Autodesk Revit , CAD 2D , CAD 3D e Solidworks, Ferromodelismo, Impressão 3D e Maquetes

sábado, 9 de outubro de 2010

Vila Velha - A Igreja do Rosário e a Antiga Prefeitura

 Velha é o mais antigo município do estado do Espírito Santo, Brasil. Foi fundada em 23 de Maio de 1535 com o nome de Vila do Espírito Santo pelo português Vasco Fernandes Coutinho, donatário da Capitania do Espírito Santo, e foi sede da capitania até 1549, quando esta foi transferida para Vitória e o município passou a ter o nome atual.


É o município mais populoso do estado (inclusive superando a capital) sendo a grande maioria da população residente na área urbana. Tem um grande porte Industrial e o maior centro comercial do Estado. Está a 5 km da capital do estado e possui 32 quilômetros de litoral, sendo praticamente todo recortado por praias, as quais constituem importantes ícones turísticos e paisagísticos, como a Praia da Costa, de Itapoã e de Itaparica.


Igreja do Rosário em 3D - Google Earth


Prédio da Prefeitura de Vila Velha

Em 1960, o prefeito Tuffy Nader construiu moderna sede para os serviços municipais do Executivo e da Câmara. Quis perpetuar o início de um novo tempo na trajetória da cidade. Com determinação própria de homem dinâmico e empreendedor, idealizou marcar essa transição com uma obra, que além de bonita, fosse útil e se constituísse num marco da cidade, que abandonava a velha imagem da pobreza para alçar vôo nos ideais do progresso e da cultura. Convidou o arquiteto capixaba Élio de Almeida Vianna para fazer o projeto, marcado pelas linhas de equilíbrio que compõem as suas quatro fachadas e por um espaço físico interno que abrigaria o Poder Executivo, além de moderno auditório e demais dependências para o Poder Legislativo.

Tendo se constituído numa importante obra para a época, início da década de 60, deve-se ressaltar o arrojo da sua cobertura em concreto armado, na forma de figura geométrica do parabolóide hiperbólico apoiado sobre quatro pilates e cuja extensão só a tornaria exequível se calculada e executada na moderna técnica conhecida nos meios calculistas como "casca". Coube essa tarefa ao engenheiro Hélio Ciryno, calculista e professor da UFES.

Posteriormente, impunha-se a independência e ampliação da Câmara Legislativa, que assim passou a ocupar, em regime de comodato, a antiga sede do então clube social Golfinho, situado na orla da Prainha e cujas atividades foram encerradas definitivamente. Por fim, ganhou sede própria, ainda na mesma Prainha, onde está hoje.

O progresso e o início do avanço cultural da cidade sugeridos pela obra de Tuffy Nader foram depois assimilados pelo governador do estado na época, Max de Freitas Mauro, que fez construir os quiosques ao longo da Praia da Costa, repetindo em miniatura, o novo símbolo da cidade contido na arrojada forma da cobertura da sede da prefeitura, apesar de alguns dizerem tratar-se de uma imitação de Asa Delta.

A partir da mudança da Câmara, a sede da Praça Duque de Caxias passou a pertencer exclusivamente ao Poder Executivo. Entre 1989 e 1992, a administração municipal deixou o prédio, que foi transformado em centro cultural do município. Para isso, dotou-o de acústica e espaço para galeria de artes e demais dependências para atividades culturais. A sede da Prefeitura passou para as esquinas das ruas Henrique Laranja e Sete de Setembro, em um prédio de três andares, no Centro da cidade.



                                                       ( Video de André de Oliveira Jorge )

2 comentários:

  1. Sou canela verde, amo Vila Velha, pena que os politicos de mandato em mandato, deixam a desejar a nossa cidade que está suja, poluida, e muito maltratada, até quando?

    ResponderExcluir
  2. gente bora incentivar mais o turismo aqui em vila velha temos lugares lindos que merecem ser vistos...

    e acredito que com mais turismo... a cidade tende a melhorar, para melhor atender os visitantes... e com o turismo em alta a economia da cidade também tende a ser erguida...

    ResponderExcluir