Ensino Técnico, Engenharia , Eletrotécnica, Mecânica e Administração

Ensino Técnico, Engenharia , Eletrotécnica, Mecânica e Administração
Engenharia e Construção Civil ,Projetos, Obras, Desenho Técnico, Desenho Industrial, Projeto Elétrico, Projeto Elétrico Industrial, Desenho Arquitetônico e Projeto de produção. Autodesk Revit , CAD 2D , CAD 3D e Solidworks, Ferromodelismo, Impressão 3D e Maquetes

quinta-feira, 30 de maio de 2019

Armadura de Aço Positiva e Negativa

Na engenharia de estruturas há um esforço conhecido por Momento Fletor que pode ser “positivo” ou “negativo” e são as armações que tem a função de combater esses esforços, por isso, são chamadas de “armadura positiva” e “armadura negativa”.


Na armação de lajes e vigas sempre ouvimos os termos “armação positiva” e “armação negativa” e, como regra, a positiva fica embaixo e a negativa fica na parte de cima respectivamente.
Os termos utilizados estão tecnicamente corretos e as posições de cada armação também, mas poucas pessoas de obra sabem o porquê desses termos.
Macete 01: Evite falar os termos “ferro positivo” e “ferro negativo” porque as barras que utilizamos nas armações são de Aço, ou melhor, uma liga de aço que contém Ferro. 
Na engenharia de estruturas há um esforço conhecido por Momento Fletor que pode ser “positivo” ou “negativo” e são as armações que tem a função de combater esses esforços, por isso, são chamadas de “armadura positiva” e “armadura negativa”.
Quem trabalha em obra percebe que a armadura negativa não é em toda a extensão da laje, isso se deve porque ela está localizada exatamente na região que possui “momentos negativos”. Geralmente essas regiões são sobre as vigas, na passagem de uma laje para outra (exemplo: da laje L1 para a L2) e/ou nos bordos.


Conclusão
Em resumo: Armação positiva responde aos momentos fletores positivos.
Armação negativa tem a função de responder os momentos fletores negativos.

Normas Técnicas de Referência

NBR 6118:2014, versão corrigida 2014 – Projeto de estruturas de concreto – Procedimento
NBR 14931:2004 – Execução de estruturas de concreto – Procedimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário